Celulite é uma palavra coloquial usada para denominar o depósito de gordura e tecido fibroso que causa ondulações na pele, mas é mal utilizada, pois não é uma inflamação ou infecção do tecido subcutâneo. A palavra originou-se na literatura médica francesa há mais de 150 anos. No entanto, a expressão médica correta usada para esta condição é paniculopatia edematosa fibroesclerótica ou lipodistrofia ginoide. É comumente conhecida como uma alteração dermatológica, porém existem diferentes teorias para definir o conceito de celulite conforme o capítulo.

A celulite é muito mais complexa do que um simples acúmulo de gordura. O fator chave é a presença de estrogênio, por isso ocorre quase que
exclusivamente em mulheres pós-púberes e, de fato, está presente em 80 a 95% das mulheres, em áreas nas quais a gordura é mais predominante e onde este hormônio está presente, como: nádegas, coxas e quadris.

coxa com celulite pode ser tratada com goldincision

Uma das teorias para o aparecimento da celulite refere-se à ocorrência de edema no tecido conjuntivo, o que causa um grande acúmulo de água e gera a celulite. Outra hipótese é a compressão dos sistemas venoso e linfático que altera a microcirculação, resultando na celulite, principalmente pelo fator obesidade. Uma terceira possibilidade é de que possa estar associada à diferença de orientação das fibras do tecido conjuntivo, que são perpendiculares nas mulheres e oblíquas nos homens, explicando a maior incidência de celulite nas mulheres.

O aparecimento da celulite também pode ser influenciado pela redução do colágeno, por estresse, sedentarismo, obesidade, hereditariedade,
anticoncepcionais hormonais, idade, sexo, gravidez, nutrição, entre outros fatores.

Histórico do estudo da celulite

• Nurnberg (1981) and Muller (1978)– Diferente arquitetura na estrutura do subcutâneo entre homens e mulheres com compartimentos
de gordura e fibras transversais com lobos mais retangulares, além das fibras no tecido feminino serem mais fortes e a gordura comprimida
resultar no aspecto de casca de laranja.

• Merlen (1984) e Curri (1986) – modificações vasculares e na drenagem linfática, correlacionando com as fibroses.

• Gruber (1999) and Draelos (2005) – correlaciona com a ação do estrogênio e o depósito de glicosaminoglicanos (GAGs) pelos fibroblastos
dérmicos. A adiponectina apresenta função metabólica regulatória e sensibilizadora da insulina no fígado e, nos músculos, atua como citocina anti-inflamatória e vasculoprotetora.

• Emanuele et al em 2011 correlacionou o nível baixo da adiponectina em pacientes com celulite. A adiponectina apresenta função metabólica regulatória e sensibilizadora da insulina no fígado e, nos músculos, atua como citocina anti-inflamatória e vasculoprotetora.

• Setembro 2021, estudo publicado na PRS (Lauren A, Whipple): constatado em exame de ultrassom que 97.6 % dos casos (169 de 173 irregularidades) tinham presença de septo fibroso e 84.4% destes possuíam orientação oblíqua x perpendicular, sendo 90% com origem na fascia superficial e 11% relacionadas à estrutura vascular, além de ser mais frequente em pessoas obesas ou com sobrepeso.

Conclusão: Todos estavam corretos em suas colocações e todas as teorias estão correlacionadas  e, sim, o aspecto principal está ligado ao septo fibroso.

A celulite é caracterizada por irregularidades sobrejacentes às regiões Glútea e Coxa, além da dor, principalmente nos estágios mais avançados. A formação de nódulos de gordura, ao aumentar, resulta nos graus mais avançados. Com esse aumento, a sua projeção é contraposta pela força de resistência das trabéculas de suporte conjuntivo. Tratamentos com medicações tópicas e/ou orais não apresentam resultados muito satisfatórios quando utilizados em graus avançados de celulite.

Como nem todos os diferentes tratamentos para celulite têm eficácia comprovada, com o método Goldincision procuramos padronizar técnicas reconhecidas de forma minimamente invasiva, com o paciente acordado, com segurança e com resultados eficazes. O primeiro passo é a anestesia local, seguida pela bioestimulaçãocom produtos particulados que auxiliam no tratamento do neocolágeno e na melhora da circulação, uma das causas da celulite.

A técnica padronizada denominada “Goldincision”® apresenta protocolo próprio deavaliação,marcação de celulite, anestesia local bioestimulação de colágeno (antes do descolamento), cujo objetivo é estimular a qualidade geral da pele em toda a região e não pontualmente na celulite.

É realizada com uma microcânula romba de 10 cm x 18 G e distribuída por toda a região, sempre com uma cânula móvel semelhante à lipoaspiração, até o momento com o paciente deitado.

Goldincision é uma marca registrada que utiliza métodos consagrados de tratamentos, comoo descolamento subcutâneo dos septos fibrosos da celulite e o uso de produtos bioestimuladores (produtos particulados).

Trata-se não apenas da associação de técnicas, mas também da forma de realizá-las: como avaliar o paciente, como fotografar, como preparar a solução anestésica, como infiltrar (uso de microcânulas), qual é o plano de infiltração, como bioestimular, quais são os produtos utilizados, como preparar cada um dos produtos (diluição), qual é a quantidade desejada pela área tratada, quais são os protocolos de aplicação (como infiltrar – com uso de microcânulas) e qual é a ordem para aplicar cada uma das técnicas já utilizadas na medicina.

Não obstante, após a anestesia nas regiões a serem tratadas, e, posteriormente à aplicação do produto pré-determinado entre o médico e o paciente, temos o descolamento dos septo fibrosos, que será realizado com o paciente em pé para que o profissional capacitado consiga descolar cada uma das irregularidades de forma precisa. Isso, pois, dessa maneira, é possível visualizar de imediato a correção das irregularidades, o que dificilmente se consegue com o paciente em decúbito (deitado).

Sendo assim, o modo de realizar cada uma das técnicas já reconhecidas, o protocolo de avaliação e acompanhamento, o intervalo entre as sessões e o uso de técnicas com curativo compressivo, malhas compressivas, cremes para minimizar e acelerar as manchas hipercrômicas, provenientes principalmente do depósito de hemossiderina, seguem um protocolo a que todos usuários da marca devem obedecer.

COMPARTILHE:
Precisa de Ajuda?